terça-feira, 23 de agosto de 2011

Café Literário

1° Café Literário


Literatura pode ser definida como a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; a carreira das letras. A partir do estudo desta arte é que se deu nesta ultima sexta feira dia 19 de agosto do corrente ano o 1° Café Literário da Escola Teodósio de Oliveira Lêdo com o tema: Literatura e Cultura Paraibana: Dificuldade e desafios de Produção. O 1° Café Literário foi dividido em dois momentos: As encenações e declamações de Poesias de autores paraibanos e um debate no qual, personalidades que trabalham com literatura em nossa região foram convidadas a falarem sobre o tema proposto pelos organizadores do evento.
Durante toda semana os alunos deste educandário trabalharam em sala de aula as poesias dos autores paraibanos que seriam homenageados no evento. As declamações e as encenações foram divididas da seguinte forma: Poesia Romântica e Poesia Matuta, em que foram construídos cenários e todos os alunos que declamaram estavam devidamente caracterizados dando vida aos poemas declamados. 

Debate do 1° Café Literário

A professora Marilia deu início ao debate falando sobre a importância deste evento para a escola e chamou as pessoas para compor a mesa. Em seguida foi convidada a palestrante Ria Lemaire para fazer suas considerações que foi apresentada ao publico através de uma breve biografia de sua vida acadêmica e assim se fez a cada membro da mesa que era chamado.


 






Ria Lemaire deu início falando sobre o projeto do livro CD que fez junto com a amiga Socorro Lira contado e cantando a história das mulheres que faziam cantigas em Portugal e Espanha. Enfatizando que essas mesmas cantigas foram preservadas quando os colonizadores vindos destes países aqui chegaram e foram passadas de geração em geração por nossos descendentes. Ria Lemaire agradeceu por esta neste evento tão importante e terminou sua fala doando um livro para nossa biblioteca.
Em seguida Socorro Lira foi apresentada e começou suas considerações partindo do projeto que tem com Ria Lemaire dando ênfase no jeito de falar dos nordestinos e o povo da Galícia - região situada ao norte da Espanha que faz fronteira com Portugal. Por conta, desta aproximação que temos com esse povo, ela resolveu fazer uma homenagem à população destes países interpretando as cantigas produzidas pelas mulheres dessas regiões. Ela terminou falando sobre a importância deste evento e de falar sobre literatura “enquanto o mundo ferve lá fora, temos aqui uma plateia deste tamanho, em uma sexta-feira anoite, para ouvir e falar sobre cultura e literatura”.
O próximo a falar foi Daniel Duarte relembrando de como era chamada nossa cidade no passado a antiga vila dos Lêdos, e voltar a Boa Vista sempre é um momento de felicidade para ele e fez um trocadilho com o nome de Socorro Lira e Boa Vista – Socorro ria e Boa Vista socorria a cultura.  Em seguida deu uma aula de história sobre o cariri, relatando sobre os povos que aqui se encontravam quando os Oliveira Lêdos colonizaram essa região e toda a cultura inclusive os costumes e as palavras que foram absorvidas pelos colonizadores em contato com esses povos indígenas. Terminou sua proza cantando como assim ele chama o hino do cariri – No Meu Cariri - de Rosil Cavalcanti e Dilú Melo.
O boavistense Roniere soares fecha o ciclo de palestra focalizando aspectos importantes da cultura nordestina, bem como dos escritos caririzeiros também abordados por Daniel Duarte. Mencionou suas publicações cordelistas além de suas relevantes produções artístico – cultural. Roniere parabenizou iniciativa de promover eventos que propagam e perpassa a cultura e doou exemplares de seus oito cordéis além de um CD de sua autoria.

Finalizando as apresentações da palestra, a aluna Jéssica Viviane (2° Ano C – Noite) leu um poema de sua autoria.
Agradecemos a Flávio Alex que muito colaborou com este evento, a nossa Diretora Berlita, a todos os Professores que não mediram esforços na realização deste evento, a todos os alunos que participaram direta e indiretamente deste Café, ao pessoal da cantina  e a todos os funcionários deste educandário.


 

0 comentários:

Postar um comentário