quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mesagem da Professora Marília para Turma Pioneira do 3°Ano EJA

Inesquecíveis noites


Boa noite! Foi assim que iniciei a minha apresentação em sala aos 21 de Fevereiro do corrente ano. É assim também que inicio uma pequena e singela homenagem à quadrilha de fugitivos mais engraçada e atrapalhada que a história desta escola já pôde registrar. Sei que seu Basílio jamais esquecerá esta parte, pois, era cúmplice dos já cansados e fujões estudantes do 3ºEJA Concordam?
Calma, Dona Berlita já sabia dessas fugas pela lateral da escola, e se não sabia, agora faço jus ao meu cargo de colaboradora para o bom funcionamento da escola. Entregando-os.
Mas, creio mesmo que concordam que a “bichotinha” era a mais falada da sala, mas acho que entre bichotinhas e verbos, Orlando está mais entrelaçado é no Cordel Encantado que o enfeitiçou de uma forma que nem as brigas e polêmicas de Mônica, o faziam aparecer mais cedo em sala. Esta inclusive, se cansou dos aperreios que Orlando lhe causou e solicitou do Dr. Jorjão (Advogado defensor das causas urgentes do EJA) a separação total deste “cabra safado”, que lhe fazia muita raiva, para não dizer o contrario, é claro!
 Mas, até Galego, que nada tinha haver com esse relacionamento, entrou na confusão em função de uma carona. Ah! Mas já que ele é contrário a tudo, lógico que ele se opôs participar desse mal arrumado casamento.
Sempre dormindo, tanto ele quanto Gilene, Ricardo trouxeram-nos vários e diferentes lençóis, inclusive, todas as noites nem sei qual dos dois roncavam mais. O que eu sei é que Guiga não dormia, pois a delegada sempre ligava solicitando a sua presença em casa, que já não era constante em sala, mas, tudo bem... Minha prima sempre ajeitava tudo, mesmo sendo braba.
Responsável mesmo só tinha Guina e as Rosas, que assíduas as aulas e aos pagamentos dos bingos, não vacilavam em cobrar cada conteúdo e/ou centavo que faltava. Mas, se for falar em responsável, sabemos que Tiago, Lucas, Felipe, Alexandro, Fabiana, Rejane e Genilson, são o que há de mais primoroso em se tratando de comparecimento. Rejane inclusive desapareceu e até hoje deixa saudades, assim como todos os momentos que esta quadrilha do bem viveu.
Uma boa prosa como a de Lucrécia e Lerinalda fazia com que Aninha e Lucas Ramos cada vez mais abrissem a boca e polemizassem as aulas com seus dizeres. Ouso dizer, cala a boca Aninha e Lucas, vocês falam demais, não deixam nem espaço para os conflitos e picuinhas políticas que tentaram involuntariamente aparecer!
Solange e Neves ou conversam ou riem ou copiam, fazer tudo ao mesmo tempo é que não dá, nem cabe mais, creio eu nenhum livro didático na casa de Neves, quase que a escola fecha e vai à falência sem livros, porque ela levou todos.
Quero agradecer os muitos momentos de prazer e alegria que me proporcionaram, pois, respondendo as perguntas que Guina e Lerinalda fazem sempre... Sim, eu vou sentir muita saudade de vocês, e quero ainda vê-los galgar posições e lugares altos, pois, acredito que não exigi um seminário em vão. Acredito ter despertado em vocês a vontade de ter mais espaço na sala de aula, no sentido de poder expressar suas opiniões, inclusive.
Desculpe meu jeito grosseiro, minhas cobranças inúmeras, é que com muita exigência e trabalho se lapidam as pedras preciosas para que se chegue à beleza fundamental. Lapidei-os e agora torço para que suas escolhas sejam sempre as mais acertadas.
Minha voz ecoa agora no silêncio desta sala como poucas vezes, é que não tenho o dom e a iluminada voz do locutor Paulo Ivo. Tenho apenas a pretensão de não chorar para chegar ao final desta mensagem sem também vê-los chorar e que num abraço fraterno brindemos essa conquista só de vocês.
Nós professores, tentamos sempre fazê-los enxergar a dimensão que se podem alcançar através dos estudos.
Sei e ouvi muitos dizerem que não vêem à hora das aulas acabarem, mas, duvido que na solidão de suas noites silenciosas não sintam saudade dos barulhos dos colegas, das brigas, amizades, parcerias, lágrimas, raivas, e inenarráveis alegrias que esta turma nos proporcionou. Jamais haverá outro 3º Eja assim.

Autora: Marília Araújo Félix










Boa Vista, 15/07/2011



0 comentários:

Postar um comentário